Pular para o conteúdo
Início » Sem categoria » Cuscuz paulista: uma receita de dar água na boca para servir no almoço em família

Cuscuz paulista: uma receita de dar água na boca para servir no almoço em família

  • por

O cuscuz paulista é um prato tradicional da culinária brasileira, e muito popular especialmente na região sudeste do país.  Fica extremamente delicioso com um sabor e textura de dar água na boca. Confira o passo a passo e aprenda como preparar essa maravilha de cuscuz paulista!

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Como fazer cuscuz paulista 

Para fazer cuscuz paulista vamos precisar de ervilha em conserva, milho em conserva, sardinha com o óleo, palmito, farinha de milho, ovos, tomate, cebola, azeitonas, azeite, tempero baiano, páprica, alho, pimenta dedo de moça, sal, salsa e cebolinha. Para dar continuidade no preparo do cuscuz paulista teremos que seguir corretamente a sequência do passo a passo do preparo tanto do cuscuz quando da montagem na forma de furo central levemente untada com azeite. Depois disso iremos levar o cuscuz paulista para gelar por 2 horas, retirar da geladeira, desenformar e saborear essa explosão de sabores chamada de cuscuz paulista! Geral vai amar!

Ingredientes da receita de cuscuz paulista 

  • 1 lata de ervilha congelada
  • 1 lata de milho sem a água 
  • 3 latas de sardinha com o óleo
  • 1 vidro de palmito 
  • 250 gramas de farinha de milho
  • 6 ovos 
  • 1 kg de tomate maduro
  • 2 cebolas
  • ½ xícara(chá) de azeitonas
  • ½ xícara(chá) de azeite
  • 1 colher(sobremesa) de tempero baiano
  • 1 colher(sobremesa) de páprica defumada. 
  • 1 colher(sopa) de alho picado
  • ½ pimenta dedo de moça
  • Sal, salsinha e cebolinha a gosto 

Modo de preparo

  1. Numa panela grande coloque o azeite, o alho, leve em fogo médio e deixe dourar. Adicione a cebola, o sal, e deixe murchar um pouco. 
  2. Acrescente o tomate picado, a pimenta dedo de moça, a páprica defumada, o tempero baiano, ajuste o sal e deixe ferver até formar um molho consistente. 
  3. Depois disso, coloque o palmito picado, a azeitona, o milho, a ervilha, a sardinha, o ovo cozido picado, a salsinha, a cebolinha. Prove o sal, misture bem e deixe ferver. 
  4. Adicione a farinha de milho, aos poucos, mexendo bem a cada adição, até obter uma mistura homogênea e comece a soltar do fundo da panela. 
  5. Decore o fundo de uma forma (23 cm de diâmetro) de furo central, untada com azeite, com ovos cozidos, tomate fatiado, sardinhas e palmito. 
  6. Disponha metade do cuscuz e espalhe para ficar uniforme. Decore a lateral da forma da mesma maneira que decorou o fundo.
  7. Coloque o restante do cuscuz e alise bem para ficar nivelado. Leve para geladeira por 2 horas, retire e desenforme numa travessa. 
  8. Sirva em seguida essa deliciosa iguaria que atende pelo nome de cuscuz paulista!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Panquecas japonesas recheadas com creme suave! Derretem na boca

O bolo de carne da vovó: uma receita que você vai querer fazer sempre!

Panquecas de Maizena! Aprendi com minha avó! Receita fácil e deliciosa!

Panquecas de Maizena! Aprendi com minha avó! Receita fácil e deliciosa!

Cremosinho de Brigadeiro meus filhos amam essa sobremesa

Leite Assado Cremoso: Uma Sobremesa Simples e Irresistível

Bolachinhas Recheadas de Natal

Bacalhoada de Forno Especial: Não pode faltar na sua ceia.

Quando tiver 3 batatas, prepare esta receita! É mais gostosa do que carne!

O SEGREDO para ter Pimentão, Tomate e Pepino sempre fresquinho em casa

GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *