Pular para o conteúdo
Início » Biscoitos » Biscoito de polvilho frito mineiro um biscoito fácil com sabor maravilhoso sua família vai amar

Biscoito de polvilho frito mineiro um biscoito fácil com sabor maravilhoso sua família vai amar

  • por

O biscoito de polvilho frito é o tipo de petisco que muita gente tem receio de preparar com medo que ao fritar o biscoito de polvilho frito, ele estoure. Seus problemas acabaram! Siga o passo a passo dessa versão e você vai amar o resultado surpreendente e vai comprovar que não estoura!

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Como fazer biscoito de polvilho frito 

Para fazer biscoito de polvilho frito iremos utilizar ovos, óleo, água, leite, polvilho azedo, sal e açúcar. Iremos primeiramente ferver o leite, a água e o óleo. Em seguida colocar o polvilho, o sal e o açúcar (1º segredo para o biscoito de polvilho frito não estourar) numa tigela e escaldar com a mistura de leite fervente. Deixar esfriar totalmente, adicionar os ovos, e amassar até obter o ponto de uma massa lisa que não grude nas mãos. Modelar o biscoito de polvilho frito em formato de bastões, dispor no “óleo frio” (2º segredo para não estourar), e fritar seguindo o passo a passo. Remover o excesso de óleo, e servir essa delícia de biscoito de polvilho frito!

Ingredientes da receita de biscoito de polvilho frito 

  • 2 ovos
  • 60 ml de óleo
  • 90 ml de água
  • 90 ml de leite
  • 2 xícaras(chá) de polvilho azedo
  • 1 colher(sopa) rasa de sal 
  • 1 colher(sopa) de açúcar

Modo de preparo

  1. Numa panela coloque a água, o leite e o óleo e leve ao fogo médio e deixe até ferver. 
  2. Coloque numa tigela o polvilho azedo, o sal e o açúcar (a adição do açúcar fará com que o biscoito não estoure ao ser frito). 
  3. Despeje a mistura de leite fervente sobre o polvilho na tigela. Esse processo é para “escaldar” o polvilho. Misture bem para incorporar e deixe esfriar.
  4. Depois da massa completamente fria, adicione 1 ovo, e misture com uma colher. 
  5. Acrescente o outro ovo e amasse bem com as mãos até obter uma massa lisa, maleável e que não grude nas mãos.
  6. Dica: se a massa nesse ponto ficar muito mole, adicione mais polvilho, se ficar muito dura, coloque mais 1 ovo.
  7. Unte as mãos levemente com óleo e modele os biscoitos em formato de bastões e vá colocando numa panela com óleo “frio” e com o fogo desligado.
  8. Dica: O outro segredo para o biscoito não estourar ao fritar e não colocar na gordura quente e com o fogo ligado.
  9. Coloque em média 5 a 6 biscoitos para fritar. Leve a panela ao fogo alto, e quando os biscoitos começarem a virar sozinhos no óleo, diminua o fogo.
  10. Deixe dourar bem e disponha em papel toalha para remover o excesso de óleo. Para fritar a 2ª. remessa desligue o fogo e deixe o óleo esfriar, e repita todo o processo.
  11. E agora é só se deliciar com essa gostosura de biscoito de polvilho frito!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Biscoito Pula-Pula, faço bem rapidinho e é ideal para o lanche

Biscoito de polvilho frito para servir com café ou até mesmo como tira-gosto receita mineira

Biscoitinho de cebola receita fácil feita com apenas 3 ingredientes é só misturar e assar

Biscoito de queijo de liquidificador, essa clássica receita tem mais de 80 anos

Bolachas de laranja sem ovos nem manteiga: são leves e muito saborosas

Biscoitos de Limão em minutos

Os biscoitos mais deliciosos e rápidos que já comi,eu faço quase todo dia

Rosquinha fofinha assada deliciosa e bem rapidinho de fazer

Pata de elefante

Biscoito de polvilho 5 pratos