Que tal aprender a fazer sem complicação, um delicioso escondidinho de carne seca com mandioca, que fica divino? Alternando camadas de purê de mandioca, recheio de carne seca e cobertura de muçarela gratinada, você fará esse prato de dar água na boca! Confira a receita do Canal Receitas da Cris e faça o incrível escondidinho de carne seca com mandioca, que todos vão amar!
Como fazer escondidinho de carne seca com mandioca
Para o escondidinho de carne seca com mandioca, na véspera, deixaremos a carne seca de molho na água para dessalgar. No dia seguinte, iremos picar a carne e cozinhar na panela de pressão por 30 minutos, após pegar pressão. Vamos tirar a pressão, ver se está macia, escorrer, desfiar e reservar. Iremos cozinhar a mandioca na pressão com água por 20 minutos e conferir se está molinha, retirando da panela e amassando bem com um garfo. Durante o cozimento da mandioca, vamos preparar o recheio do escondidinho, seguindo o passo a passo da receita, fazer o purê, a montagem do prato, gratinar, servir e saborear seu sensacional escondidinho de carne seca com mandioca!
Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.
Ingredientes da receita de escondidinho de carne seca com mandioca
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 1 tomate grande maduro picadinho
- 4 colheres (sopa) bem cheias de margarina ou manteiga
- meia colher(sopa) de sal (para o purê de mandioca)
- 200g de queijo muçarela
- 1 cebola bem picadinha
- 3 fios generosos de azeite de oliva
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 1kg e meio de mandioca descascada
- 2 e ½ xícaras (chá) de leite integral
- 2 dentes grandes de alho amassados
- 1 pacote de carne seca (500g)
- 3 fios de azeite ou óleo
- ¼ de xícara (chá) de água do cozimento da carne seca ou água filtrada
- salsinha (a gosto)
- 1 colher (sopa) de sal (para o cozimento da mandioca)
- 1 litro de água aproximadamente (para o cozimento da carne seca) + 2,5 litros em média (para o cozimento da mandioca)
Obs.: as xícaras desta receita são de 240 ml cada
Modo de preparo
- Para dessalgar, na véspera, coloque a carne seca num recipiente, cubra com água e deixe de molho até o dia seguinte.
- No próximo dia, troque a água e deixe de molho até o momento de preparar.
- Escorra a água, corte a carne seca em cubos e adicione na panela de pressão, cobrindo com água limpa (cerca de 1 litro). Tampe a panela e leve ao fogo.
- Quando pegar pressão, conte 30 minutos, desligue o fogo, retire a pressão com cuidado e confira se a carne está macia, apertando com um garfo. Escorra a água, mas reserve um pouco para adicionar no molho (¼ de xícara).
- Aguarde esfriar um pouco e desfie com as mãos, reservando.
- Coloque a mandioca descascada e cortada em pedaços na panela de pressão, cubra com água limpa (mais ou menos 2,5 litros), acrescente o sal e leve para cozinhar. Quando pegar pressão, conte 20 minutos.
- Enquanto a mandioca cozinha, prepare o recheio do escondidinho, levando ao fogo uma panela com os fios de azeite. Aqueça, acrescente a cebola, frite até murchar, mexendo com uma colher de pau.
- Junte o alho, refogue até murchar, ponha o tomate, a carne seca reservada, a pimenta-do-reino, o extrato de tomate, a salsinha, mexendo sempre. Adicione a água reservada do cozimento da carne seca ou água filtrada.
- Refogue bem e quando estiver fervendo, prove o sal e acerte, se necessário. Se for preciso, acrescente também mais um pouquinho de água. Esse molho deve ficar enxuto, sem água, mas úmido e suculento. Reserve.
- Após o tempo de cozimento da mandioca, retire a pressão cuidadosamente, abra a panela e verifique se a mandioca está bem molinha. Vá tirando os pedaços da água, passe para um prato, remova os fiapos e amasse toda ela com um garfo, reservando.
- Para o preparo do purê de mandioca, numa panela já aquecendo, ponha a margarina ou manteiga, aguarde derreter, acrescente a mandioca reservada amassada, o leite aos poucos, adicionando primeiro 2 xícaras e ½ colher (sopa) de sal, misturando com uma colher de pau. Observe a consistência, misturando sempre e junte se necessário, o restante do leite, misturando e desligando o fogo.
- Para a montagem do prato, você pode utilizar um refratário de vidro, que possa ir ao forno ou uma forma de alumínio. Medidas da forma: (31cm x 22cm de largura x 07cm)
- Forre o refratário com metade do purê, distribua por cima dele todo o recheio, alisando com um garfo, para nivelar, cubra com a outra metade do purê, espalhe as fatias de muçarela, deixando meio centímetro distante das bordas para não transbordar.
- Pré-aqueça o forno por 10 minutos em temperatura média, quando você começar a montar o prato e leve o refratário ao forno já quente para gratinar por cerca de 15 minutos.
- Retire, sirva e se delicie com seu espetacular escondidinho de carne seca com mandioca!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Sobremesa simples com biscoito waffer é pra comer rezando
Tilápia assada no forno com legumes: uma receita leve e deliciosa para o jantar
Lasanha de frigideira prática rápida e deliciosa para qualquer dia da semana
Almoço completo em 30 minutos feito em 1 panela só muito prático e perfeito para o dia a dia
Salpicão para churrasco fácil de fazer delicioso e perfeito para o dia dos pais
Bacalhau do papai feito com apenas 600 gramas de bacalhau rende bastante e fica uma delícia
Misturinha mágica de 2 ingredientes para desencardir as roupas dentro da sua máquina de lavar
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP