Pular para o conteúdo
Início » Lanches » Pastel da roça um pastel de mandioca caipira tradicional com recheio de carne seca

Pastel da roça um pastel de mandioca caipira tradicional com recheio de carne seca

  • por

O pastel de mandioca é bem macio por dentro, mas fica com uma fina camada crocante por fora. É uma receita muito popular em diversas partes do interior brasileiro e por onde passa faz sucesso. Por isso, apresentamos para você um pastel de mandioca com recheio de carne-seca e queijo coalho.  Fica um espetáculo!

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Como fazer pastel de mandioca

Essa receita fica deliciosa e basta seguir as instruções contidas aqui para que seus pastéis sejam um sucesso. O primeiro passo é cozinhar a mandioca até que ela fique bem macia, quase desmanchando, isso fará com que fique mais fácil amassá-la. Então depois de cozida, é preciso amassar a mandioca completamente, para em seguida misturar com angu de fubá. Enquanto sua massa descansa, vamos preparar o recheio, e para isso basta tostar o queijo coalho em uma frigideira, e acrescentar carne-seca e cheiro-verde. Essa combinação é simples, mas fica uma delícia!

Ingredientes da receita de pastel de mandioca

Para a massa

  • 500g de mandioca crua e descascada
  • 400g de fubá
  • 3 e ½ copos (requeijão) de leite
  • 6 ovos
  • 4 colheres de sopa de banha ou manteiga derretida

Para o recheio

  • 500g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
  • 300g de queijo-coalho cortado em cubos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 maço pequeno de cheiro-verde

Para fritar

  • 1L de óleo

Modo de preparo

  1. Cozinhe a mandioca na panela de pressão até ela ficar bem macia (entre 15 e 35 minutos, dependendo da qualidade da mandioca).
  2. Depois de cozida, tire os fiapos e amasse bem a mandioca, com um garfo ou amassador. Reserve.
  3. Em uma panela, aqueça o leite e incorpore aos poucos o fubá. Quando formar um angu grosso, misture a mandioca amassada. Deixe a massa esfriar.
  4. Quando esfriar, adicione à massa os ovos e a banha ou a manteiga derretida.
  5. Sove a massa até que ela fique bem lisinha, cubra com um pano e deixe descansar.
  6. Aqueça uma frigideira com o azeite. Quando estiver bem quente, adicione o queijo coalho e deixe dourar de todos os lados.
  7. Acrescente à frigideira a carne-seca desfiada e o cheiro-verde picado. Misture tudo muito bem e reserve.
  8. Com um rolo, abra a massa sobre uma bancada. Corte a massa em círculos de aproximadamente 13cm de diâmetro.
  9. Em cada círculo, coloque um pouco do recheio e feche a massa, dobrando-a ao meio e apertando as extremidades com os dedos ou um garfo.
  10. Polvilhe fubá sobre os pastéis e frite por imersão no óleo em temperatura média, até que fiquem dourados.
  11. Aproveite seu delicioso pastel de mandioca. Bom apetite!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

O cheiro vai invadir sua casa! Essa torta é a melhor opção pra família

Sem carboidratos! Como muito e não ganho sequer 1 grama! Delicioso, sem farinha, fácil, rápido e low carb

Eu FAÇO 2 baldes dessas bolinhas todo NATAL, as visitas PIRAM querendo saber a receita

1 xícara de aveia e 2 maçãs: esta receita alemã é a mais popular na Alemanha

Rosquinhas fritas caseiras, essa faz um SUCESSO danado aqui no bairro

Bolacha Cinco Copos: Deliciosa, Econômica e Fácil de Fazer

RECEITA MUITO ANTIGA DE BOLACHÃO DA VOVÓ

Maria-Madalena caseira, receita antiga da minha querida avó

Biscoito da Paciência, fica crocante e BEM sequinho

Caracóis do Santo, com aquele cafézinho fica mais que PERFEITO

GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP